quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Aprendendo os ritmos do Sul

Chamamé, Chimarrita, Milonga, Vanerão, Xote, Bugio, Chamarra...
No último dia 18 de agosto, as gurias da Pedagogia da FACCAT apresentaram trabalhos em que aprenderam um pouco sobre os ritmos gaudérios!!!



Ah, estas gurias da turma de 2012 da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Musicalização se esmeraram para tornar a apresentação dos trabalhos sobre ritmos do Sul super interessantes. Quase todos os nossos ritmos gauchescos são derivados da região dos pampas (Argentina e Uruguai) ou de alguns países da Europa.






A interdisciplinaridade apareceu nas apreciações através de desenhos que a turma fez, procurando desenhar as paisagens e sentimentos despertados durante a música ouvida! A milonga é um ritmo que mexe com os sentimentos da gente!







A brincadeira com o macaco representando o Bugio animou a turma! Uma alegria só!!
O ritmo Bugio é autenticamente gaúcho, e nasceu na cidade de São Francisdo de Assis, aqui no RS!





Convidados especiais vieram de fora apresentar para a turma os passos de algumas danças! Vieram pilchados e ensinaram as gurias a dançar. Ai, que prendinha mais linda!!!!






A aula virou uma bailanta!! Mapear corporalmente os ritmos que ouvem é uma forma interessante de promover aprendizagens musicais significativas. As gurias estão aprendendo isso na disciplina. Além do mais, temos duas professoras de dança na turma: Marin e Liseti!



Gurias, vocês estão de parabéns!!! Quanta dinâmica criativa e quanta autonomia!!!
Obrigada à fotógrafa e coordenadora Sônia que ficou no meu lugar, dirigindo as ações do dia!!!




Espero que todas tenham aprendido um pouco mais sobre as músicas do nosso Rio Grande do Sul!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário