domingo, 15 de janeiro de 2012

A musicalidade da América Latina


Compartilho aqui mais excertos de minhas leituras de hoje. É proveniente da Revista da ABEM nº 18 (p. 17). O artigo é da professora Jusamara Souza. O texto "Cultura e Diversidade na América Latina" nos faz refletir sobre o quanto somos preconceituosos a respeito do conceito que temos sobre música brasileira. A autora diz:

"Embora o Brasil também tenha a diversidade como elemento fundante em suas culturas, o nacionalismo das décadas de 1930 e 1940 procurou construir uma identidade unificadora na qual pouco se percebia as diferenças dos elementos constituintes da nação. Isso pode explicar a cristalização de duas visões que hoje fazem parte do imaginário sobre o Brasil e por consequência da música brasileira. Por um lado o mito da convivência racial pacífica entre brancos, negros e ameríndios, uma suposta 'democracia racial', baseada na percepção da miscigenação como processo harmônico que hoje tem sido questionado por vários teóricos. Por outro, a visão de uma intensa musicalidade de seu povo e do Brasil como um 'país do som', um 'lugar onde mais se faz música no mundo'".

Ora, ambos os estereótipos geram preconceitos! O segundo remete ao talento inato, algo que combatemos ferrenhamente em nossos escritos construtivistas! E o primeiro, como diz a própria autora é um mito!

Souza diz que "Pensar sobre música brasileira hoje significa analisar as trocas culturais que hoje atravessam o país e fazem com que os limites entre litoral/sertão ou morro/asfalto se dissolvam". Ela propõe também que a música brasileira, em função disto, distanciou-se definitivamente das oposições entre música popular e a dita "música culta" ou erudita! Graças a Deus!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário