quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia: A CONSTRUÇÃO MUSICAL DO PROFESSOR NO AMBIENTE DE UM CORAL


Neste mês de dezembro, Joyce Aline Reis da Costa e Louis Marcelo Illenser avaliaram o TCC de Cheila Wingert que pesquisou a formação de professores generalistas, em termos de musicalização, no ambiente de Canto Coral.
Parabéns Cheila, pela brilhante pesquisa!
Abaixo o resumo de seu estudo!

RESUMO:
O presente estudo pretende esclarecer algumas questões sobre a construção musical e do cantar, bem como elucidar a importância da qualificação do docente para sua ótima atuação em ambientes formais e informais de Educação Musical. O principal objetivo a ser alcançado é responder à seguinte pergunta: Como ocorre a qualificação do conhecimento musical do professor no ambiente de um coral e como isso pode contribuir para o ensino da Educação Musical em oficinas de musicalização oferecidas dentro e fora da escola? A metodologia utilizada para verificar a presente pesquisa-ação foi híbrida, pois se utilizou de três instrumentos: o diário de campo, o questionário semiestruturado e a realização de uma oficina pedagógica musical a fim de observar os fenômenos investigados. A coleta foi realizada em diferentes contextos, incluindo a participação da docente-pesquisadora em ambiente de canto-coral, festivais, saraus, lual e outras atividades musicais. Além disso, foram organizadas oficinas de musicalização com crianças de 7 a 14 anos, que posteriormente responderam a um questionário previamente organizado. Observou-se, após a análise dos resultados, que a participação da docente em ambiente de canto-coral pode proporcionar um vasto aprendizado sobre a construção do cantar e de conhecimentos musicais variados. Mas, para desenvolver uma Educação Musical de qualidade, esse profissional precisa envolver-se em atividades que promovam constantes reconstruções cognitivo-musicais em vários espaços de musicalização.

Palavras-chave: Educação Musical. Formação continuada do professor. Oficinas de musicalização. A construção do cantar. Práticas significativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário