terça-feira, 4 de outubro de 2011

Bancas da Pós-Graduação "Música: Ensino e Expressão" da Universidade Feevale



No dia 23 de setembro de 2011 ocorreram as bancas de avaliação de Trabalhos de Conclusão do Curso de Especialização "Música: ensino e expressão" dos alunos Aline Bühler, João Zaqueo Origuella Júnior e Carla Kieling.



O resumo do trabalho "A contribuição das novas tecnologias de informação e comunicação para a Educação Musical na Educação Infantil" de Carla Kieling já estava disponível aqui no blog em postagens mais antigas. Porém, os de João e Aline, ainda não.
Com o intuito de expor as pesquisas que são feitas em nosso curso de pós-graduação em educação musical, sempre procuro trazer para cá os resumos de alunos e orientandos que autorizam a divulgação desses estudos. Abaixo, portanto, os resumos dos TCCs de Aline e João.

VIVÊNCIAS MUSICAIS SIGNIFICATIVAS: UM ESTUDO VOLTADO PARA AS AULAS DE MÚSICA DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Aluna: Aline Bühler
Orientadora: Patrícia Kebach
Banca: Ana Cláudia e Flávia Rizzon



RESUMO
Este trabalho tem como objetivo compreender como os alunos do 5º ano do ensino fundamental constroem seu conhecimento musical sob um ponto de vista construtivista, a partir de suas vivências e experiências cotidianas. Reflete-se, aqui, a respeito do construtivismo e da educação musical, do desenvolvimento criativo dos alunos e suas vivências cotidianas e dos trabalhos em grupo nas aulas de música, partindo de atividades de recriação musical (ou rearranjos musicais), composição e apreciação, apontando suas contribuições para a construção do conhecimento musical. Também foca-se o olhar para os aspectos de motivação e organização no trabalho em grupo. Como referencial teórico, a pesquisa parte de reflexões e ideias interacionistas e construtivistas piagetianas desenvolvidas por Kebach, nas estratégias de re-arranjo sugeridas por Penna e Marinho, no modelo (T)EC(L)A de Swanwick, nas teorias do cotidiano de Souza, além de outros autores que abordam em suas obras questões relacionadas à construção do conhecimento musical, a partir de atividades diversas, valorizando as práticas, vivências e experiências musicais dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa participativa aliada ao método clínico de Piaget, desenvolvida durante as aulas de música (4 aulas de 50 minutos). Por meio de observações e questionamentos foi possível conhecer melhor o universo musical dos alunos e compreender suas respostas, suas ações e como organizaram seu pensamento no desenrolar das atividades de recriação, apreciação e composição. Esse trabalho visa contribuir para a reflexão dos professores de música sobre sua prática docente, no sentido de proporcionar vivências musicais significativas aos alunos, observando o contexto e os conhecimentos musicais já construídos.



Palavras-chave: Educação Musical – construtivismo – trabalhos em grupo – atividades significativas – conhecimento musical.


O COTIDIANO, AS APRENDIZAGENS E AS RESSIGNIFICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR
Aluno: João Zaqueo Origuella Júnior
Orientadora: Patrícia Kebach
Banca: Edu Pacheco e Ana Cláudia Specht



RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo destacar a importância das aprendizagens e as ressignificações no contexto escolar. O principal questionamento que aqui se faz é o seguinte: como trabalhar a música com adolescentes de modo significativo, no ambiente de sala de aula, resgatando seus saberes musicais construídos no seio de seu entorno cultural utilizando as estratégias de re-arranjos? Para compreender essa questão, recorreu-se à realização de práticas pedagógicas com base em autores que abordam as recriações musicais e as teorias do cotidiano como aspectos fundamentais para serem trabalhados no contexto escolar. Faz-se, inicialmente uma reflexão sobre as contribuições gerais de pensadores como Platão e Adorno, na tentativa de contextualizar a educação musical. Abordam-se as teorias dos cotidiano, as práticas de re-arranjo e se busca analisar as práticas musicais realizadas com turmas de sétima série de uma escola particular à luz das reflexões de autores como Maura Penna, Jusamara Souza, Patrícia Kebach e Vanildo Mousinho Marinho. O presente trabalho pretende ampliar as discussões sobre a educação musical significativa, as construções musicais que partem do cotidiano, a importância das construções coletivas, dos re-arranjos e das interações sociais no ambiente de sala de aula já que neste ano, o conteúdo musical deve ser ministrado obrigatoriamente em todas as escolas. O uso das estratégias de re-arranjo com adolescentes demonstrou ser uma ferramenta eficaz, capaz de gerar real construção de conhecimento e motivação dos alunos envolvidos em processos de musicalização no ambiente escolar. O fato de elegerem o repertório e de recriarem as canções de seus gostos pessoais parece ter potencializado o envolvimento dos adolescentes e suas construções musicais.



Palavras chave: Educação Musical; estratégias de re-arranjo; teorias do cotidiano.

Parabéns aos três pelos belos estudos realizados e por conquistarem o título de Especialistas em Educação Musical!

Nenhum comentário:

Postar um comentário