quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Nova saída de campo: PROJETO PERCUSSÃO E PREVENÇÃO EM PAROBÉ - Iniciativa da Comunidade Terapêutica Criar Vitória

Ontem marcamos um encontro com Adilson, fundador da Comunidade Terapêutica Criar Vitória, em Parobé, para conhecer de perto o que este amigo vem realizando, em termos de prevenção às drogas e promoção da saúde. Além de conversar conosco, Adilson e os residentes da Comunidade deixaram-nos observar, Alexandre e eu, as atividades de musicalização que acontecem, não só dentro da comunidade, mas especialmente com crianças dos bairros carentes, em risco social, a fim de preveni-las quanto ao uso de drogas. O objetivo é incentivar, durante as aulas de percussão, não somente a construção musical, mas especialmente chamar a atenção dos jovens e envolvê-los, durante as atividades, no ato de participação coletiva e reflexão sobre a importância da organização, disciplina, espiritualidade e outros valores que são necessários para que os jovens não caiam nas tentações do mundo das drogas. É assim que Adilson vem realizando seu belíssimo trabalho. Ele costuma levar alguns assistentes sociais e psicólogos para conversarem com os pais enquanto trabalha com as crianças.

O que vimos ontem: na tentativa de ilustrar o trabalho que realiza em termos de educação musical e prevenção, Adilson realizou uma oficina de percussão com os residentes.

O que sentimos ao presenciar a cena: pessoas absolutamente envolvidas, concentradas, participativas, queridas, tentando resgatar valores especiais como a espiritualidade, o auto-controle, o pertencimento, o equilíbrio emocional, a organização, o sentimento de camaradagem, a alegria de viver!!! Vimos rostos emocionados ao tocarem e cantarem, pessoas refletindo sobre suas próprias vidas, tentando tomar o controle e direção de suas próprias vidas!

Ao realizarmos tarefas musicais, podemos perceber que se não damos atenção ao social, se não seguimos a mesma pulsação, não conseguimos nos coordenar para tocarmos a mesma música. Mas se todos estamos na mesma sintonia, na mesma pulsação vital, então, podemos até criar nosso próprio caminho com liberdade, e estaremos agindo dentro dos nossos limites, sem invadir o espaço dos outros, coordenados, harmoniosos, mas com autonomia. Foi isso que aprendi ontem, é isso que os residentes e as crianças que passam pelo projeto de Adilson aprendem!!!

Naveguem pelo site para conhecer o lindíssimo ambiente da Comunidade Terapêutica Criar Vitória, conheçam os projetos, outros links sobre o assunto e notícias da Comunidade!

http://criarvitoria.com.br/projetos/

Adilson começou seu projeto utilizando materiais recicláveis em 2008, dando um passo de cada vez e hoje tem o reconhecimento de várias prefeituras, empresas e de toda Comunidade do Vale do Paranhana!!!
Parabéns!!

Obrigada ao residente que conversou conosco sobre o projeto, sobre as atividades de musicoterapia pelas quais passou na Comunidade e por nos ensinar coisas importantes, dividindo suas dores, seus projetos e suas buscas!!

E muito obrigada ao Adilson por abrir as portas para nos receber!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário