sábado, 27 de agosto de 2011

1ST PAN AMERICAN ISME REGIONAL CONFERENCE (1st NORTH AMERICAN ISME CONFERENCE AND 8TH LATIN AMERICAN ISME CONFERENCE)



A Doutora Rosangela Duarte, professora da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e eu escrevemos um artigo que foi apresentado no México agora no mês de agosto, no Congresso Panamericano da ISME (1ST PAN AMERICAN ISME REGIONAL CONFERENCE (1st NORTH AMERICAN ISME CONFERENCE AND 8TH LATIN AMERICAN ISME CONFERENCE.
O artigo intitulado "Ensino e pesquisa: problematizando e operacionalizando a formação de professores da região norte do Brasil" foi apresentado por Rosangela no Congresso, que ocorreu entre os dias 9 e 13 de agosto.

No artigo, Rosangela e eu refletimos sobre a legislação educacional e as reformas que vêm sendo introduzidas nos sistemas educacionais estaduais e municipais nos últimos anos. Elas trouxeram uma nova perspectiva para a abordagem da formação dos professores.

Abordamos a especificidade da Universidade Federal de Roraima, com pouco mais de vinte anos, que tem um grande desafio no que se refere ao desenvolvimento de estudos e pesquisas, uma vez que o Estado ainda apresenta grandes lacunas nas diversas áreas do conhecimento, o que confere a esta Universidade um caráter especial. No seu isolamento geográfico, em relação aos grandes centros de desenvolvimento, a Universidade vem caminhando paulatinamente, superando as dificuldades impostas por exercer um papel pioneiro como Instituição Federal de Ensino Superior no extremo norte do país. Através do projeto Pólo Arte na Escola, a Universidade vem cumprindo um dos seus papeis, ao realizar este programa de extensão, que tem como objetivo proporcionar a formação continuada do professor de Artes e qualificar processos educacionais em Arte.

Nossa proposição é a de que a formação de professores para educar e ensinar deve pautar-se nas seguintes perspectivas: investir na formação profissional de professores, superando a visão dicotômica de disciplinas justapostas (bacharelado+licenciatura); investir em sólida formação teórica nos campos que constituem os saberes da docência; considerar a formação voltada para a profissionalidade docente e para a construção da identidade de professor; tomar a pesquisa como componente essencial da e na formação; considerar a prática social concreta da educação como objeto de reflexão e de formação ao longo do processo formativo e como um de seus princípios epistemológicos; assumir a visão de totalidade do processo escolar e educacional em sua inserção no contexto sócio-cultural; valorizar a docência como atividade coletiva, intelectual, crítica e reflexiva; assegurar na formação do professor de todos os campos, modalidades e níveis de ensino, tratamento que garanta condições para que se pratique uma educação efetivamente inclusiva; considerar a ética como fundamental na formação e na atuação docente.

Esses aspectos supracitados valem para todo país, do Caburaí ao Chuí!

Arriba muchacha Rosangela e obrigada mais uma vez por nos representar num Congresso tão importante!!!

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