domingo, 27 de março de 2011

Passos para um bom projeto de musicalização


Olá, pessoal!

Ao elaborar um projeto de implantação da música na escola, vocês devem pensar em alguns aspectos:

- Qual o tema do projeto?
- Ele está vinculado a outras atividades da escola, de forma interdisciplinar, como oficina paralela às aulas ou de forma integrada às aulas corriqueiras?
- Com qual faixa etária vocês irão trabalhar?
- O que cada turma já sabe sobre música?
- É preciso partir de uma sensibilização musical no trabalho com as crianças ou jovens ou dar continuidade para trabalhos que já vem sendo desenvolvidos na escola?
- Já existem atividades de música na escola?
- Quais os conteúdos que se pretende trabalhar? Ritmo, desenvolvimento melódico, harmônico, jogos e brincadeiras sonoras?


- Quais os objetivos do projeto (geral e específicos)?
- Quais os materiais que serão necessários para o trabalho nas aulas de música? Instrumentos musicais, materiais alternativos recicláveis, apenas o corpo dos aprendizes ou tudo isto?
- Qual a previsão de carga horária para o desenvolvimento do projeto, ou seja, como serão planejadas as aulas em termos de dias, semanas ou meses e a duração de cada aula?

- Com base em que referencial teórico o projeto será desenvolvido? Em métodos ativos, em teorias contrutivistas, em teorias do cotidiano? Em todas estas opções? Em outras?
- O desenvolvimento do projeto contará com que tipos de atividades?
- Qual a previsão para a avaliação deste projeto?



Bem, estas são algumas ações que deverão ser contempladas para se elaborar um bom projeto de implantação de aulas de musicalização no ambiente escolar!

Boa sorte!!!

2 comentários:

  1. Achei a parte organizada ou seja um estudo antecipado antes das turma montadas .onde todos os aspectos do espaço educacional foi levado em consideração musical

    ResponderExcluir
  2. Desculpa.meu nome prof.jorge Araujo 👆

    ResponderExcluir