segunda-feira, 14 de março de 2011

A EDUCAÇÃO MUSICAL EM PROJETOS SOCIAIS DO VALE DO PARANHANA

De abril de 2011 a abril de 2012 estarei realizando nova pesquisa na FACCAT: A EDUCAÇÃO MUSICAL EM PROJETOS SOCIAIS: ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO VALE DO PARANHANA.

O edital para bolsita desta pesquisa será aberto no próximo mês. Os alunos da FACCAT dos cursos de Pedagogia, Licenciaturas em História, Letras ou Matemática e os alunos da Psicologia poderão concorrer a uma vaga.

Abaixo, o resumo da nova investigação.

A pesquisa visa verificar a Educação Musical praticada no espaço dos projetos sociais no Vale do Paranhana. Pretende-se investigar através dela como ocorrem as práticas musicais realizadas nesses contextos e como estas contribuem para a construção musical, para a inclusão e resgate da cultura local. Através da pesquisa, poder-se-á, mapear a Educação Musical informal na região de estudo e sua repercussão na sociedade local, legitimando-se este espaço, contribuir para que os atuantes nos projetos sociais aprimorem seu trabalho e pensar na implantação da educação musical, obrigatória nas escolas a partir de 2011, de modo mais significativo. Para compreender o fenômeno investigado, analisar-se-á como se instauram as práticas musicais e quais os processos e objetivos da musicalização no ambiente dos projetos sociais das cidades investigadas: Taquara, Igrejinha, Três Coroas, Parobé, Rolante e Riozinho. Pretende-se também verificar se esses espaços geram (ou não) relações interpessoais com base no respeito mútuo e na cooperação e observar o que une as pessoas em torno de atividades musicais em projetos sociais da região. O corpo teórico da pesquisa possui o foco na psicologia social e nas teorias do cotidiano. Utilizar-se-á para o recolhimento dos dados o método clínico piagetiano, que norteará ações de observação e de entrevistas com os agentes envolvidos nos espaços de musicalização dos projetos investigados. Caracteriza-se por uma pesquisa de base, transversal e qualitativa.

palavras-chave: educação informal - musicalização - projetos sociais - Vale do Paranhana

Nenhum comentário:

Postar um comentário