terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ESTUDAR GUITARRA E VIOLÃO ATRAVÉS DO SOFTWARE GUITAR PRO 5.2.2: um estudo de caso com jovens


Foi este o trabalho de conclusão da especialização "Música: Ensino e Expressão" que DIÁSPER LUCHO DE SOUZA realizou, tornando-se especialista em Educação Musical no primeiro semestre de 2010. Abaixo o resumo de seu estudo orientado pela Prof.ª Ms. Agnes Schmeling.


RESUMO:
Este estudo investigou o processo de ensino aprendizagem de guitarra e violão de dois jovens, intermediado pelo software Guitar Pro 5.2.2., e também buscou verificar as práticas de estudos auxiliadas pelo software. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, desenvolvido a partir de observações e de entrevistas. Para o referencial teórico, o autor traz pesquisadores que discutem a aplicação de softwares na educação, tais como Gomes et. al. (2002), Milani (2001), Perrenoud (2000), Cunha e Martins (1998) e Valente (1993), e autores que discutem a aplicação de software na educação musical, tais como Martins (2006), Pereira e Borges (2005), Miletto et. al. (2004) e Gohn (2003). O estudo demonstrou que o software Guitar Pro é adequado para o ensino aprendizagem da guitarra e do violão, e que auxilia e motiva o estudo dos alunos fora das aulas, além de demonstrar a importância da utilização do computador como ferramenta de auxílio nas aulas de música.
Palavras-chave: Software. Guitar Pro. Educação Musical. Guitarra. Violão.




Fotos deste item: Douglas Costa - www.douglascosta.com

5 comentários:

  1. Muito bonita esta guitarra!

    ResponderExcluir
  2. Como pai do Diásper, o autor da monografia, registro aqui a minha satisfação e o meu orgulho em vê-lo trilhar com tal brilhantismo o caminho da nobre atividade que escolheu como profissão. Essa escalada faz-me retroceder no tempo e lembrar de seus primeiros dias, na escolinha de música do interior, na qual ingressou inspirado nos acordes de poucas notas do velho pai "seresteiro", a quem ouvia tocar violão e cantar, nas rodas de amigos, canções da Jovem Guarda, de Roberto Carlos, e da Velha Guarda, de Nelson Gonçalves, que embalaram seus sonhos da juventude, naqueles anos felizes das décaedas de 1960 e 1970. "Velhos tempos, belos dias", como bem define a música "Jovens Tardes de Domingo".
    jornalista Lino Tavares

    ResponderExcluir
  3. o Díasper me deu poucas aulas,mas aprendi a tocar Asa Branca two hands com ele...e hj estou quase me formando em Música na Ufpel
    Atos.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Interessante estudo, o Guitar pro é um dos softwares que pode auxiliar o desenvolvimento musical, sobretudo no estudo de guitarra e violão, além disso deixa o estudo mais agradável. Estou iniciando um blog que pretende tratar desses assuntos, Educação Musical, tecnologia e afins, faça uma visita.

    Abraço!

    ResponderExcluir