quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MUSICAIS NO BERÇÁRIO



São raros os trabalhos que abordam a questão da musiclaização com bebês dentro do ambiente escolar. Foi pensando nisso que SISSA PAULA LIRIO COLOMBO finalizou o curso de especialização "Música: ensino e expressão", orientada pela Profª. Ms. Denise Blanco Sant’Anna Bündchen, realizando sua monografia sobre as práticas musicais que os professores de Educação Infantil devem realizar nas escolas e creches. Sissa agora é especialista em Educação Musical e seu trabalho em muito contribuirá para que os professores reflitam e criem práticas significativas nos berçários de creches e escolas das redes públicas e privadas.



Título: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MUSICAIS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA INVESTIGAÇÃO EM BERÇÁRIOS

RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a presença da música nos berçários e nas práticas pedagógicas das professoras de três escolas de Educação Infantil do município de Canela. Os objetivos específicos buscaram mapear a presença da música nos berçários, verificar as atividades musicais desenvolvidas pelos professores, identificar os recursos disponíveis nas escolas, para a realização das
atividades musicais e investigar as necessidades dos professores para desenvolverem o ensino da música nos berçários. Considerando a temática deste trabalho, utilizou-se de uma abordagem qualitativa para se construir a trama metodológica baseada em um estudo de caso, sendo que os dados foram coletados através de questionário. Na fundamentação teórica foram abordados, no primeiro momento, os aspectos referentes a música no universo infantil e o desenvolvimento musical do bebê e, no segundo momento, a escola de educação infantil e a prática pedagógico-musical do professor. Os resultados mostraram que há uma preocupação das professoras de berçário em levar a música para dentro da sala de aula, porém falta formação não só musical, mas também em questões relacionadas ao desenvolvimento humano. Enfim, para melhorar e fortalecer a educação musical na educação infantil é necessário que aconteçam ações abrangentes, organização de parcerias e ações entre poder público e instituições educacionais.
Palavras-chave: Educação infantil. Bebês. Educação musical. Formação de professores.


Banca: Paula Pecker e Ana Cláudia Specht

Nenhum comentário:

Postar um comentário